Diário de viagem: Chicago! Parte 1 - Como tirar passaporte e visto americano


Depois de muito pensar sobre, resolvi postar aqui no blog sobre uma viagem incrível que fiz: Chicago! Vou dividir tudo em 3 ou 4 posts, por ser muita coisa e por serem focos diferentes. Nessa primeira parte vou explicar todo o pré-viagem (que sei que muita gente tem dúvida) e o motivo da viagem. Então, let's go!

MOTIVO DA VIAGEM
Como vocês já sabem (ou tão sabendo agora), me formei em Gastronomia pela Anhembi Morumbi em São Paulo, e além dessa ser a melhor universidade brasileira para o meu curso, um dos motivos que me fez escolhê-la foi o fato dela participar de uma rede internacional de mais de 80 universidades, e com isso, eles tem váaaarios programas de intercâmbio para os alunos, então adivinha só quem aproveitou essa oportunidade? <3 Foi aí mesmo que depois de 1 ano e meio de curso, quando me senti pronta, resolvi me aventurar em fazer aulas no exterior. Nas opções para o meu curso estava a Suiça, Espanha, e Estados Unidos, e sem pensar duas vezes escolhi a última com muito amor envolvido (sou viciada nesse páis, gente, me ajuda). Então fui na agência da Anhembi me informar melhor sobre a viagem, e descobri que era um curso em Kendall College (Chicago) com 2 semanas de duração e vinha incluso no pacote deles a hospedagem, o curso (+ material), café da manhã, almoço, translado aeroporto > casa/casa > aeroporto, e vários passeios (que vou falar mais adiante). Achei ótimo, o valor estava super em conta! Conversei em casa e depois de algumas semanas fechei negócio. Ebaaaa! E aí vem toda a parte burocrática...

PASSAPORTE
Eu, anta como sou, já tava com vontade de fazer esse curso há tempos e como já tinha passaporte, nem me preocupei com isso.. poréeeeeem, depois de fechar negócio, fiz as contas e vi que o meu venceria 2 dias depois do embarque. IMAGINEM MINHA CARA QUANDO DESCOBRI QUE PARA VIAJAR O PASSAPORTE TINHA QUE ESTAR PELO MENOS COM 6 MESES SOBRANDO PRO VENCIMENTO. Pois é. Agora imaginem a cara do meu pai. Foi bem pior. Então minha única alternativa era correr, e muito. Para renovar o passaporte precisa passar exatamente pelas mesmas etapas de quem tira um pela 1ª vez. Então vou dar as instruções básicas para quem não sabe qual o passo-a-passo:
  • Você precisa entrar no site da polícia federal, clicar em "emissão do passaporte" e preencher a página que vai abrir com seus dados, em seguida você já vai agendar onde quer ser atendido (uma dica é escolher o mais próximo da sua casa, para não ter problemas).
    ps: O dia que você vai conseguir vaga para agendar varia muito do local e da época, tem gente que agenda para 4 meses depois, e tem gente que consegue para apenas 15 dias depois, vai na sorte!
  • Será emitido um boleto numa taxa de R$ 156,07 e você tem que pagá-lo. (E GUARDAR O COMPROVANTE!)
  • No dia agendado, você leva para o local todos os documentos necessários (clique aqui para ver a lista) e o comprovante que pagou o boleto. Lá vão pegar sua digital, tirar sua foto, e pedir para que você confira os seus dados, é beeem simples.
  • Prontinho! Depois de 6 dias úteis você vai buscar em algum posto da polícia federal e assina o documento :D
Caso você pense em reagendar (pode fazer isso somente 2 vezes), não pague o boleto logo depois do agendamento para não correr o risco de perder dinheiro, mas pague em no máximo 2 dias antes da data marcada

No meu caso tive muita sorte porque em menos de 2 meses agendei e recebi ele prontinho, e aí vem a próxima (aterrorizante) etapa.

VISTO AMERICANO

Tenho certeza que essa etapa dá dor de barriga em muita gente só de pensar! Mas não é um bicho-de-7-cabeças assim... É um pouco trabalhoso, mas seguindo tudo direitinho e tendo muita calma dá certo! :)

Para solicitar o visto, você TEM QUE TER o passaporte em mãos já, pois pede para preencher com o número dele. Tendo isso em vista:
  • Entre aqui, selecione de qual cidade você vai solicitar (as opções no Brasil são só Recife, Brasília, São Paulo e Rio de Janeiro - se você não for de alguma delas, infelizmente você vai ter que viajar para ir lá fazer as entrevistas), depois clique em "start an application" e preencha o Formulário online DS-160 (já aviso que é bem chatinho e beeeem demorado - eles estimam um tempo de 75min para você terminar de preencher tudo). Nessa etapa você TEM QUE preencher tudo em inglês, e tem que fazer upload de uma foto também. Ah, você pode salvar e continuar a preencher depois.
  • Finalizado o DS-160, você vai realizar o agendamento para a primeira entrevista e em seguida já agenda a segunda (sim, são duas), clicando aqui. Esses agendamentos não costumam demorar taaanto. MAS FAÇAM COM MUITA ANTECEDÊNCIA, DE QUALQUER FORMA. Tem um site muito legal que descobri, que mostra em quanto tempo você vai conseguir agendar e em quanto tempo vai chegar seu visto, quem quiser simular, clica aqui.
    ps: em algum momento, será emitido um boleto no valor de U$ 160, e você tem que levar nas duas entrevistas o comprovante que pagou.
        ENTREVISTAS
  • Na primeira entrevista, no CASV (Central de Atendimento ao Solicitante de Visto) você vai tirar a foto para o visto e vão colher suas digitais. É obrigatório levar o passaporte atual + o anterior (caso tenha), e a página de confirmação do formulário DS-160. É bem simples, sem nenhum segredo!
  • A segunda entrevista é na Embaixada ou no Consulado, e aí é que o bicho pega ): toda atenção é pouca! Eles dão uma lista do que você tem que levar no dia, mas sério, levem TODOS documentos que vocês tiverem, vai por mim. No meu caso não pediram nadica de nada, mas podia rolar né? Levei uma pasta com um boooolo de papeis, desde minha certidão de nascimento até o extrato do cartão de crédito do meu pai. Muita gente tem dúvida de como é essa entrevista, e vou contar tim tim por tim tim de como foi o meu caso:
 Cheguei lá e tinha um moço do lado de fora gritando "PESSOAL DE 9:30" "PESSOAL DE 10 HORAS" "PESSOAL DE 10:30" e assim vai... Quando ele chamou meu horário, mostrei o papel para ele e então entrei numa fila bem grande. Lá você passa por uns 4 balcões numa espécie de triagem, onde pegam seu passaporte, o comprovante do DS-160 e te dão um papel com uma cor e um número. Depois você vai andando e tem 3 ou 4 filas, separadas por cores e você vai para a sua correspondente. Lá tem que esperar mais um tempão em pé, e vão liberando fila por fila para entrar. Quando liberaram a minha já fiquei nervosa e fui andando até que cheguei em uma espécie de pátio, cheio de bancos e com vários guichês individuais, que era onde rolavam as entrevistas (sempre imaginei que era numa sala) e fiquei lá esperando por mais ou menos 30min. Depois desse tempo ouvi meu nome e GELEI. Levantei e um segurança me conduziu para a fila de um dos guichês, era bem curtinha, tinha acho que 1 pessoa sendo atendida e mais duas na minha frente. E aí dá pra espiar a entrevista alheia e gente, eu tava quase chorando de tanto nervoso. Minha viagem já tava toda paga, com passagem e tudo. O que eu ia fazer se não conseguisse o visto? sos. Logo, cheguei a conclusão que a entrevista poderia ser em português ou em inglês, porque tinha gente sendo atendida das duas formas, mas eu não sabia se podia escolher, porque alguns atendentes eram americanos mesmo. Enquanto eu prestava atenção nas outras, UMA MULHER SAIU CHORANDO DO GUICHÊ. Pronto, morri de vez. Ela não conseguiu. E se eu fosse a próxima? :( Até que chegou minha vez e eu bem cara de pau já soltei um "bom dia" não esperando um "good morning" em troca e recebi um "bom dia" mesmo UFA. A moça foi muito tranquila, perguntou só o básico: para onde eu estava indo, quando eu iria, quanto tempo ficaria, o que eu ia fazer lá, o que eu faço no Brasil, quem estava pagando minha viagem e o que essa pessoa faz. SÓ. E ela foi digitando tudo no computador até que falou "boa viagem, Alessandra. Em até 10 dias seu passaporte chega em casa." EU QUERIA PULAR O VIDRO E ABRAÇÁ-LA NESSA HORA. Que felicidade sem tamanho gente! 
Dito e feito, 6 dias depois (o tempo de espera é em média 7) chegou o correio lá em casa com meu passaporte e o visto colado ♥   Foi tão fácil que nem acreditei! E já tava super em cima da viagem, acho que eu ia viajar 1 semana depois, então eu nem tinha tempo de esperar mesmo.
Ps: Apesar de eu ter ido para estudar, tirei visto de turista. Tem um limite conforme a carga horária do curso, e o meu me permitia isso.

Então é isso gente, no meu próximo post vou falar basicamente de tudo que envolve o embarque e o desembarque, como é na imigração e alfândega americana. E também as minhas primeiras impressões. Gostaram? Espero que tire as dúvidas de vocês. Caso tenham mais alguma podem deixar aqui nos comentários, e caso surja outra quando forem viajar podem me procurar nas redes sociais que eu tento ajudar! Beeeijos, e até semana que vem com a parte 2!

9 comentários:

  1. Passei por isso ano passado e também me desesperei na entrevista, levei um bolo de documentos e me perguntaram exatamente as mesmas coisas que perguntaram pra você. Foi mais tranquilo do que eu esperava, mas quando se trata de governo Americano, é sempre bom estar bem preparada!
    To ansiosa pra ver os próximos posts!
    Beijos!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Foi exatamente isso, Ludi! Obrigada pelo comentário :) A parte 2 sai amanhã!!
      Beeeijos

      Excluir
  2. Ai, me deu um frio na barriga ler seu post porque vou passar por isso em alguns meses!
    Estou muito ansiosa. Quero ler logo as próximas postagens :)

    Beijos da Bru

    multidaodepensamentos.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Já estou ansiosa por você, Bruna! hahaha Pra onde você vai?
      Mas fica tranquila, vai dar tudo certo! Qualquer coisa pode me perguntar :)
      A parte 2 sai amanhã!
      Beeeijos

      Excluir
  3. Aii mds!!
    Estou ansiosa para chegar logo minha vez !!

    http://luanneoliveira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Lu, já já vai chegar! E vai ser tudo lindo <3
      beeijos

      Excluir
  4. Estou ansiosa para chegar meu intercâmbio também, mas, não será para os EUA.
    Um ugar que eu gostaria de conhecer nos Estados Unidos é a Filadélfia, acho esse lugar uma opção diferente mas, que não perde aquele toque americano.

    Beijos | Atmosfera da Maby

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que legal, Maby! É bem raro ver alguém que quer conhecer algum lugar dos EUA que esteja fora do eixo NY/LA/Las Vegas, tanto que pensei muito antes de ir pra Chicago porque não sabia muito sobre o lugar, mas me encantei! Boa opção a sua!! O melhor de tudo é que esses lugares "menos requisitados" são mais baratos :) Pra onde é seu intercambio?

      Beeeijos

      Excluir
    2. (e Orlando, esqueci de mencionar no eixo hahahah)

      Excluir

 
Oito Estações © Tema base por So Kawaii. Design por Mariana e Isabella | Tecnologia do Blogger.